quinta-feira, agosto 07, 2008

Uma matéria sobre arquitetos, amor e ódio!



Deixar a casa do jeitinho como vislumbramos em nossos sonhos não é tarefa fácil. Nestas horas, buscamos quem é sumidade no assunto, o arquiteto.

Você tem que optar por um prossional capacitado a fazer o melhor no seu ambiente e alcançar a melhor relação custo x benefício.

A decoração de um ambiente significa mais do que trabalhar com o dinheiro de um cliente. Muitas vezes é o sonho de uma vida que está em questão, muitos anos de economias e muito valor emocional envolvido, portanto, não admite-se erros, enganos ou exageiros neste ramo de design de interiores.

Então para você, cliente, aí vão algumas dicas que te ajudarão a separar o joio do trigo dos profissionais de design de interiores:

Em primeiro lugar, conheça o portifólio do porfissional. Avalie o que ele já fez e se possível, converse com que já contratou seus serviços, principalmente serviços semelhantes aos que você vai precisar.

Daí por diante procure estabelecer uma relação entre os trabalhos anteriores e as boas referências que obteve do profissional, com os preços dos projetos que lhe forem apresentados. É sempre necessário desconfiar dos orçamentos muito baratos e também dos demasiadamente caros.

Projetos baratos demais podem estar sendo oferecidos pelos chamados "calígrafos", normalmente desenhistas que se fazem passar por desginers ou arquitetos. Muitas vezes um calígrafo pode ser a sua solução, ele pode ter o conhecimento necessário e certamente vai cobrar menos pelo trabalho, entretanto, se ele começa uma relação com o cliente mentindo sobre sua formação, já começamos mal, concordam? E a qualidade? hummm perigoso!
Nestas horas é que se deve pesar o que você levantou sobre o histórico deste profissional, para que ele não desmorone com seus sonhos fazendo besteiras em seu ambiente, ou para a sua constatação de que de fato encontrou o melhor em custo x benefício.

Sobre arquitetos caros, ahh, isso é o que mais tem! Arquitetos são antes de tudo, feras em marketing (marketing pessoal em especial). Eles transformam como ninguém seus próprios nomes em griffes. Com estes você deve ponderar o real custo dos materiais e se informar muito bem sobre os métodos de cobrança impostos por ele. Muitos cobram por metro quadrado outros, por hora/consultoria. De qualquer modo, fique esperto se o que ele cobra está na mesma faixa do que outros profissionais de "griffenome", pois você pode acabar pagando por um ótimo serviço, o que pagaria por dois ótimos serviços.

Outra coisa é manter-se firme na sua postura de cliente, de dono do serviço. Este tipo de profissional muitas vezes tende a pressionar o cliente a aceitar suas próprias escolhas, para que o resultado do serviço contenha as marcas registradas de seu executor. É como um artista que tem seu próprio estilo e faz questão de evidenciar suas características. Porém como o ambiente deve ter acima de tudo, a sua personalidade, receba dele as sugestões técnicas e todo o conhecimento que ele possui, mas pergunte, especule mesmo. Se não ele deixa a sua casa do jeito como ele deixaria a dele próprio.

Não deixe de analisar bem a afinidade estética entre o gosto do cliente e do profissional.

Quando seu arquiteto é contratado apenas para criar o projeto, fiquer ligado em verificar se a empreiteira tem condições de realizar a obra da maneira necessária. Um jeito de verificar e controlar o andamento das obras é a utilização da Caderneta de Obras, que tem o papel de um diário ou uma ata de reunião. Ali, constarão especificações de tudo o que o arquiteto fez durante seu trabalho no projeto.

Uma sugestão (pessoal) interessante é uma empresa daqui de Curitiba, a Home Consult. São arquitetos e decoradores que têm uma forma diferenciada de remuneração. Apresentam sem compromisso, até 3 projetos em acabamentos, decoração e mobília, e o melhor, são gabaritados e praticam preços coerentes. nunca fora da média de mercado.
O site deles vale a pena ser conferido: http://www.homeconsultcuritiba.com.br/
O telefone é (41) 3024-5827
Liga lá que o atendimento é diferenciado e os projetos são sem compromisso.

Portanto queridos leitores, sem mais depois do meu 100º menchandising gratuito, despeço-me!

Et c'est fini

Nenhum comentário: