quarta-feira, agosto 06, 2008

Acerte no tapete!



Com a pitoresca gama de tipos de tapetes disponíveis no mercado, o consumidor pode acabar vítima da variedade. Tem muita coisa boa por aí, mas a escolha certa é o que vai valorizar ou matar seu ambiente.

Portanto, tomemos nota de alguns pontos que precisam ser avaliados antes de comprar o seu:

• O PISO do seu ambiente vai determinar caraterísticas do seu tapete. Se for um material nobre como tabuão, mármore ou granito, prefira tapetes mais finos e delicados. Em caso de lajotas e azulejos você precisará de tapetes mais rústicos. Borracha antiderrapante em superfícies mais lisas, para evitar acidentes.

• AS DIMENSÕES DO SEU AMBIENTE apontarão as dimensões de seu tapete, que não deve preencher todo o chão do seu cômodo. Deixando aparente parte do chão, seu ambiente ganhará um aspecto mais sofisticado e receptivo.

• A CIRCULAÇÃO de pessoas pelo ambiente precisa ser ponderada. Se a utilização do espaço for grande, invista num tapete de melhor qualidade (evite seda), que resistem mais e não se danificam facilmente. Recomenda-se um tapete confeccionado 100% em lã.

• QUANTO ÀS CORES, você vai ter que por seu feeling em prática. Encontrar as cores predominantes é um exercício de harmonizar a peça com o contexto do ambiente.Procure destacar seu tapete em relação ao resto dos elementos do seu projeto. Tente contrastar a cor do tapete em relação as cortinas e estofados para que a beleza própria do tapete seja evidenciada. Regrinha fácil: Móveis escuros, tapetes claros!

• AVALIE A ILUMINAÇÃO do seu projeto já considerando seu efeito nos tapetes. O ambiente tem muito a ganhar em luminosidade, conforto e espaço com a combinação entre estes elementos. Se você está atrás de um tapete persa, informe-se acerca dos efeitos da luz sobre a peça e procure direcionar os feixes, com intensidades e instalações planejadas. Recomenda-se também evitar a exposição permanente à luz do sol para que não sofra danos ou desbote.
Et c'est fini

Nenhum comentário: