quarta-feira, agosto 20, 2008

Minimalismo é o máximo!

Minimalismo foi uma das mais influentes expressões artísticas do século XX, que provocou profundas influências nas artes plásticas, na música, na literatura, na informática e também na arquitetura e design de interiores.
O surgimento deste estilo se deu em meados da década de 60 em Nova York (há quem teime que tenha aparecido primeiro na Rússia, por conta do extraordinário trabalho do artista plástico russo Kasimir Malevitch, que causou furor com seu quadro todo preto, com um pequeno quadrado branco no centro em 1913). Origens a parte, o imporante para nós é que a partir da década de 80, o Minimalismo ganhou proporção no Brasil.

Esse estilo objetiva proporcionar uma tal expressão, que leve o observador a sentir de fato o espaço do ambiente em que se encontra, de modo que na decoração de interiores, o estilo minimalista demanda o uso de poucos móveis e pouquíssimas peças de decoração; muitas vezes, nenhuma.

É uma negação da estética simplesmente pela estética. O que ganha valor nesta proposta é a percepção do ambiente e não dos elementos que o compõem.

Assim sendo, é mais freqüentemente encontrado em salas de estar ou tv, hall, corredores e até no paisagismo.

Em outros ambientes, é mais difícil abdicar as ferramentas, acessórios e móveis, mas mesmo assim, há quem consiga encaixar a proposta minimalista em banheiros, quartos e cozinhas.

No Minimalismo, menos é mais (conforme teria dito Ludwig Mies van der Rohe, um discípulo de Bauhaus), mas não se engane achando que é moleza criar um ambiente neste estilo. Os móveis são poucos, mas devem ser de muito bom gosto, assim como os quadros e acessórios, que ganham mais importância nestes ambientes.

A classe A demonstra mais interesse neste estilo pelo fato de apreciar peças de decoração e trabalhos de arquitetura assinados e expressivamente caros, mas você não precisar ser milhonário para empregar o minimalismo. Com a industrialização de materiais, pode-se encontrar produtos com preços acessíveis aliados a qualidade alta e o principal, com muito bom gosto.

Em se tratando de cores, o preto e o branco são os primeiros da lista... Lógico! É o que há de mais básico, frio, mínimo. Mas em pequenas quantidades, você pode utilizar de outras cores.

É isso aí, Minimalismo é demais!

Et c'est fini

Nenhum comentário: